Caminho e Caminhante

image 37
No dia 08 de março de 2003, recebi os Preceitos Budistas de Daigyo Moriyama Roshi, na Cerimônia de Jukai-E. Na ocasião, nossa saudosa amiga Zuiten Sensei era a monja-assistente de Moriyama Roshi. E as circunstâncias auspiciosas incluíram o fato de que, naquele Retiro, fomos fraternalmente acolhidos nas dependências do CEBB pela Sanga orientada pelo nosso querido Lama Padma Samten.

Naquele dia, Moriyama Roshi gentilmente me explicou a similaridade de que, assim como ao nascermos recebemos o sangue de nossa mãe e nosso pai, no Jukai recebemos, através dos Preceitos, o sangue da Família Buda, tornando-nos pequenas crianças-Buda.
Hoje, reflito sobre como busco honrar a confiança, bondade e alegria de Moriyama Roshi, Zuiten Sensei, e de todos os Seres que generosamente me acolheram e ensinaram ao longo desses anos.

E sinto que agora, já como monge (noviço) ordenado por Coen Roshi, a gratidão amplia-se a cada momento de Prática, em cada respiração. Não me sinto mais aquela pessoa das fotos. Mas algo permanece ali, firme, serenamente apoiado no mesmo sentimento daquele dia, em que confiei na luminosidade de um Caminho simples, leve e desafiador, que torna todos e cada um de meus dias nesta existência algo digno de ser celebrado e vivido em plenitude e consciência. No silêncio, celebro.

Reverências ao Grande Venerável Mestre Fundador Shakyamuni Buda, à Grande Mestra Primeira Monja Histórica Maha Prajapati Daiosho, aos Grandes Mestres Ancestrais de nossa Linhagem Joyo Eihei Dogen Daiosho e Josai Keizan Jokin Daiosho, a todos os Budas Ancestrais da Transmissão Histórica, à minha Professora Shingetsu Coen Osho, a Dengaku Sensei da Sanga do Via Zen em Porto Alegre – onde dei os primeiros passos na Prática do Zen, e a todas as pessoas que me apoiam e ensinam – monásticas e leigas -, especialmente Marge Daien, que partilha de perto o cotidiano no Darma.
Group 65
image 41
Que os méritos de nossas Práticas se estendam e toquem o coração de todos os seres, e que todos e todas possamos nos tornar o Caminho Iluminado.

Momento de Celebração

No dia 05 de outubro de 2012 completei 50 anos de idade. Muitas pessoas enviaram congratulações e votos auspiciosos, pelo que agradeço com sincero reconhecimento.

O dia 08 de novembro de 2012 assinalou o 4o. aniversário de minha Ordenação Monástica no Budismo Soto Zen (Shukke Tokudo), e minhas opções e prioridades nesta existência definem este como um momento privilegiado de celebrar e manifestar gratidão.
Incontornável desafio humano, esse de expressar o que não há como dizer: sou grato a meus pais, irmãos e irmã, sobrinhos e sobrinhas, que sempre me apoiam e orientam; a Marge Daien, parceira de Caminhadas na vida-Darma, por seu exemplo de acolhimento e entusiasmo.

Reverencio com especial respeito e gratidão minha ancestralidade no Darma, desde Shakyamuni Buddha: Coen Roshi, minha Professora de Ordenação monástica e Orientadora; Moriyama Roshi, primeiro Professor no Darma e de Jukai-E (Investidura Leiga); Zuiten e Jokei Sensei, monjas que tanto me ensinaram; Lama Padma Samten, perene exemplo de alegre sabedoria; Dengaku sensei, monge-líder do Via Zen RS, Shoden san e demais monges do Via Zen RS, que me inspiram com sua Prática sincera; monges e monjas do Zendo Brasil, todos os Praticantes que foram meus Senpai (predecessores) no Via Zen RS e demais Centros de Prática onde aprendi e aprendo, a cada momento, o Caminho correto.
Em resumo, minha gratidão imanente e perene a todos os seres que possibilitam esta Caminhada, a todos os fraternos amigos e amigas que inspiram meus passos. Busco honrar os méritos de sua presença relacional e generosidade. Onde quer que eu esteja, aspiro nutrir as sementes de sabedoria e compaixão que vislumbro em cada momento da Caminhada.

Mãos em reverência e prece.
Jorge Koho tem se dedicado a desenvolver e testar um sistema de economia social baseado na ética budista e nos princípios do livro “Small is Beautiful” de E. F. Schumacher. Atualmente, reside em Zürich (Suíça), onde coordena as atividades do Via Zen Zürich, Centro de Prática Budista Soto Zen, que oferece Práticas formais e tem atuação no Budismo Social Engajado e Diálogo Interreligioso.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Etiam ut blandit facilisi tristique mi laoreet aenean a elementum. Augue etiam fringilla tincidunt pellentesque et eget vitae amet facilisi. Arcu, dictum euismod nisl amet, tellus. Posuere consequat egestas arcu dui aliquet phasellus in nisi, consectetur. Eget condimentum id vel bibendum in ac faucibus. Lectus metus, nec, id consequat ipsum. Lorem aliquam feugiat sodales elit, neque, mauris magnis. Ipsum ultrices eu est fames pharetra nisl donec ultrices nisl. Non sit augue vulputate viverra. Mattis sodales dignissim dictumst diam enim at lorem viverra. Mauris facilisis tellus pellentesque purus urna lectus dignissim. Malesuada donec integer aliquam vestibulum vivamus sit arcu. Duis tortor vel quam convallis volutpat.

Compartilhe

Assine nossa Newsletter

e receba conteúdos exclusivos, como: práticas, textos, sugestões de leitura e muito mais

Conteúdos relacionados

Opiniões honestas (Oh!)

A partir de agora, usarei esse título para partilhar reflexões e encantamentos cotidianos. Por exemplo: recentemente, realizei uma aspiração nutrida já há mais de 30

Ler mais»

Passo a passo

Isto aqui é uma outra opção de subtítulo para o card do blog. Talvez pudesse ter no máximo 3 linhas para não acupar muito espaço.

Ler mais»

Simples. Como assim?

Foto Jorge Koho Mello – Gaivota sobre o rio Limmat, Zürich Melhor começar pelo início. Simplicidade muitas vezes é considerada como o contrário da complexidade.

Ler mais»